Projeto Viva o Verde – 2004

Campinas, 27 de maio de 2004

Parque Prado ganha novas cores com o projeto Viva o Verde. Moradores e vizinho do bairro plantaram mudas de árvores na área verde que se transforma em parque Público.

Conscientização e respeito ao meio ambiente por meio do plantio de arvores cedicas pelas Cristais Prado LTDA, empresa responsável pelo desenvolvimento do Parque Prado, sob a orientação técnica de um agrônomo do Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura, fazem parte do Projeto Viva o Verde.

Iniciativa do Parque Prado com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, o projeto foi lançado em abril e está em sua 5ª edição. De acordo com Rui Scaranari, diretor do Parque Prado, o Viva o Verde convida todos os moradores do bairro, cerca de 3.500 pessoas, e habitantes de localidades vizinhas como São Martinho, Nova Europa e Parque Jambeiro para participarem do plantio de uma muda de árvore em um parque público que foi doado pela incorporadora ao poder público. A área, equivalente à metade do tamanho da Lagoa do Taquaral, pertencia à Chácara Eglantina, propriedade que originou o bairro Parque Prado, e assim que for entregue ao público da região, irá oferecer lazer para moradores de todas as idades.

Segundo Scaranari, o projeto Viva o Verde tem como principal objetivo envolver a comunidade do bairro com a preservação do verde e a revitalização do Parque Prado.

O parque público, ainda sem denominação, está situado na porção sul do bairro e faz divisa com o São Martinho e o Parque Jambeiro. Assim que estiver concluído e entregue oficialmente à população irá beneficiar 200mil pessoas moradoras da região. Além do projeto Viva o Verde, o Parque Prado se propôs a contribuir com a infraestrutura do local e implantará trilhas para cooper, portaria, sanitários, cercará o perímetro com alambrado e providenciará o enriquecimento vegetal de oito hectares de mata dentro do local. Essa ação desenvolvida no parque público, segundo Scaranari, é decorrente do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima), aprovado pelo poder público para o empreendimento.

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, informou que conforme o compromisso assumido, a incorporadora se comprometeu a entregar a área pública urbanizada, cabendo à Prefeitura se incumbir da manutenção do local, como faz com as demais áreas públicas do município de Campinas.

Qualquer pessoa pode telefonar para o Parque Prado e agendar o Plantio de uma muda. O projeto já está na sua 5ª edição, o que significa que cinco plantios foram efetuados, inclusive por moradores do Jardim Nova Europa e São Martinho. Sob a orientação técnica do agrônomo da Prefeitura foram definidas as espécies pioneiras e não-pioneiras para o parque público como ipê-roxo, ipê amarelo, jatobá, figueira branca e pessegueiro-bravo, estabelecendo ainda o local e o espaçamento mais adequados a cada espécie. Quem participa do Viva o verde recebe um certificado (impresso em papel reciclado) onde consta o nome do plantador, espécie plantada e o número que a muda recebeu. No geral, segundo o diretor do Parque Prado, os participantes se sentem responsáveis pela muda e acompanham o seu desenvolvimento. “Quanto mais presente e envolvida estiver a comunidade, menor será a ocorrência de vandalismo, marginais e criminalidade no lugar”. Defende o diretor do Parque Prado.

 

ADOAÇÃO

De acordo com Scaranari, o Parque Prado adotou as praças e os canteiros das avenidas do bairro. Para dar manutenção constante a esses locais são empregados cinco funcionários, que formam uma equipe de jardinagem munida inclusive de tratores. Um dos jardineiros mais conhecidos no bairro é o Mauro Ferreira, 62 anos, que começou na profissão aos 12 anos lidando com as plantas na Fazenda Eglantina. Ele é um dos grandes entusiastas do projeto e participou de todos os plantios realizados pelo Viva o Verde. “Seu Mauro” como é conhecido no bairro, atualmente é um dos jardineiros do Parque Prado, o que soma 50 anos no ofício.

Reforçando a idéia de que comunidade unida melhora o cuidado com o bairro, está sendo constituída à Associação dos Amigos do Bairro Parque Prado. Fazendo jus ao slogan “Parque Prado, o bairro que eu tenho orgulho de morar”. A Associação irá representar um esforço conjunto para tornar o Parque Prado com um nível de qualidade equivalente às cidades de Primeiro Mundo com limpeza e segurança 24 horas. O bairro começou a ser implantado em 1994 e irá completar 10 anos em setembro.

 

SERVIÇO

Agendamento de plantio: (19) 3276-7909
www.parqueprado.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X